Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Viajar de bike é possível e incrível. Confira 10 dicas para planejar a sua

Viajar de bike é possível e incrível. Confira 10 dicas para planejar a sua

Cada vez mais popular entre os aventureiros, o cicloturismo é uma ótima maneira de viajar, conhecer pessoas e lugares novos. As rotas normalmente são feitas por lugares onde poucos motoristas passam de carro e oferecem aos ciclistas um caminho com paisagens incríveis.

Porém, para se aventurar mundo afora em cima de duas rodas é preciso planejamento e preparação. Confira as dicas e saiba por onde começar!

  1. Preparo físico
    Não adianta negar. Preparo físico é imprescindível para quem quer viajar de bicicleta. São quilômetros e mais quilômetros pedalando com mochila e equipamentos que dão um peso extra, o que exige ainda mais energia. Por isso, começar aos poucos, pedalando com frequência na sua cidade e fazendo pequenas trilhas é o ideal. Também é recomendável que a primeira viagem tenha um trajeto mais curto.
  2. Customize sua bike
    Um banco confortável é o mínimo, não é mesmo? Além disso, elevar o guidão ajuda a dar um campo de visão mais amplo, dando mais segurança aos ciclistas. E não se esqueça do bagageiro em hipótese alguma!
  3. Esteja preparado
    Ter os equipamentos certos para consertos de emergência pode te tirar de muitas enrascadas. Bomba de ar, câmara e as chaves são considerados itens de primeiros-socorros para a sua bike.
  4. Revise sua bicicleta
    Ao viajar de carro você faz a revisão do veículo, certo? E porque com a bike seria diferente? Leve a um profissional de sua confiança, troque e regule tudo o que for necessário. Sua segurança depende disso.
  5. Programe-se
    A velocidade do deslocamento é bem menor quando você pratica o cicloturismo, o que significa que você pode conhecer muito mais lugares, já que vai precisar parar com mais frequência para descansar. Por isso, saber onde se hospedar ou mesmo os locais onde você pode acampar é essencial.
  6. Abasteça-se
    Comida e água são essenciais, afinal, nunca se sabe quanto tempo vai demorar até encontrar outra cidade onde você possa fazer isso.  Frutas, lanches leves e nada de molhos ou alimentos que possam estragar fora da geladeira, ok?
  7. Tenha um plano B
    Imprevistos acontecem, e não há muito que fazer sobre eles. Se você se machucar ou se estiver chovendo muito é sempre bom saber quais as linhas de ônibus passam por onde você pedala e ter uma pequena quantia em dinheiro caso precise.
  8. Previna desconfortos
    Protetor solar e boné são indispensáveis, pois evitam queimaduras solares, assim como óculos próprios para a prática de ciclismo, que impedem insetos, pedriscos e areia de entrarem no seu olho, o que pode ser um grande desconforto e até mesmo causar algum acidente.  Além disso, as bermudas e calças de ciclistas possuem um forro reforçado que diminui o atrito na região e eventuais assaduras.
  9. Segurança em primeiro lugar
    Capacete e luvas diminuem as chances de machucados mais graves em caso de quedas e não devem ser deixados para trás em hipótese alguma. Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo são itens obrigatórios, nem pense em sair de casa sem isso.
  10. Deixe as baterias em dia
    Leve pilhas extras para suas lanternas e equipamentos fotográficos, e não se esqueça dos seus carregadores também. Aproveite qualquer oportunidade que aparecer para carregar celulares. Afinal este é um item de segurança também.

E então, gostou das dicas? Se você pratica cicloturismo, conte para nós a sua experiência! :)

Post relacionado

Ciclovia europeia corta todo o continente e interliga 73 países

Enviar um comentário