Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Tecnologia e criatividade se unem para facilitar o cultivo de hortas urbanas

Tecnologia e criatividade se unem para facilitar o cultivo de hortas urbanas

Falta de espaço ou tempo estão entre os maiores motivos para que os moradores de grandes cidades não tenham dentro de casa uma hortinha. O cultivo de hortaliças e temperos, além de estimular o contato com a natureza e uma alimentação mais saudável, também é uma atividade relaxante.

Agora, com ajuda da tecnologia, é possível fazer em qualquer cantinho uma estufa ou horta. Utilizando perfeitamente o conceito de aproveitamento de espaços, o designer mexicano José de la O desenvolveu uma série de cápsulas que devem ser instaladas nos vidros da janela para o cultivo de diversas plantas e resolve, de uma única vez, dois problemas: falta de espaço e falta de iluminação adequada.  Se além de espaço, falta tempo para dedicar às plantinhas uma boa saída seja o Plantário, um equipamento que regula condições de iluminação, ventilação e, pasmem, irrigação também.  Uma mão-na-roda com toda a correria do dia a dia.

Quem tem um pouco mais de espaço, pode optar por outros sistemas de cultivo, como a Growbed, por exemplo.  Este equipamento consiste numa caixa de terra, que pode ser instalada em qualquer canto iluminado da casa, a diferença dela para uma horta comum é a utilização de um sistema de sub irrigação, que dispensa as regas diárias. O sistema possui um pequeno reservatório e canais de distribuição de água para garantir a qualidade e saúde das plantinhas sem encharcá-las ou deixá-las secas.

O cultivo hidropônico também está mais fácil devido ao investimento em novas tecnologias. Quem diria que no espaço de uma cama de solteiro seria possível fazer uma estufa capaz de produzir 2,7kg de alimentos por semana? O CityBlooms é exatamente assim, com proporções diminutas e alta capacidade de produção. Além disso, é super fácil de usar: basta conectar a um cabo de energia e uma mangueira de água.

Mas de todas as opções disponíveis, nada é tão tecnológico e compacto quanto o Click&Grow, um vasinho que dispensa terra e se conecta ao computador para garantir a qualidade das plantinhas.  O sistema aeropônico leva todos os nutrientes necessários por meio do ar e, dependendo do modelo de vaso escolhido, é possível absorver água do próprio ambiente.

Comentários

  1. guilhermina maria Ferreira de lima

    Como fazer uma horta em pequeno espaço !!!

  2. Lourenço Mateus Capambo

    Pretendo ser um quilhente

Enviar um comentário