Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Soluções inovadoras para construção civil permitem casas de baixo custo e impacto ambiental

Soluções inovadoras para construção civil permitem casas de baixo custo e impacto ambiental

Usar a tecnologia como maneira de diminuir o impacto causado por construções de grande porte – como bairros inteiros – tem se tornado um desafio constante para pesquisadores. Nessa busca por moradias de baixo custo e baixo impacto ambiental para serem aplicadas em regiões vulneráveis economicamente, ou mesmo em eco-vilas, as impressoras 3D têm se mostrado grandes aliadas.

Na China, uma impressora gigante foi desenvolvida para poder construir casas em 24 horas. Com 6,7 metros de altura, o aparelho constrói paredes com uma mistura de cimento e fibra de vidro em poucos minutos. Dentro de uma estrutura pré-moldada, as residências ficam prontas para morar em um dia.

A Universidade Southern Califórnia usou o mesmo conceito da construção ‘camada por camada’, mas de um jeito diferente: instalada sobre trilhos, o aparelho ‘imprime’ uma casa inteira em menos de 24 horas também. A tecnologia permanece em estudo, mas sua aplicação no futuro é bastante provável.

Outra técnica muito cogitada para construções pequenas e/ou emergenciais é a ‘Binishell’, que consiste em construir cúpulas sobre balões infláveis. Estes servem de molde e depois que o material estiver sólido e seguro, são removidos para que sejam dados os toques finais nas casas.

O que você achou destas ideias? Será que no futuro próximo vamos encontrar eco-vilas inteiras construídas em um único dia?

Confira outros posts relacionados:

Bambu se torna matéria-prima de construções modernas e impressionantes

Em casas muito pequenas, criatividade para ocupar e aproveitar cada espaço torna projetos únicos e especiais

 

Enviar um comentário