Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Sistema de coleta automatizada de resíduos a vácuo implantado no Parque da Cidade torna empreendimento pioneiro no descarte ecológico de lixo

O Parque da Cidade será o primeiro empreendimento do mercado imobiliário brasileiro a utilizar o sistema ENVAC (tecnologia pioneira que permite a coleta automatizada de resíduos sólidos a vácuo). A adoção desse sistema, observado em grandes cidades como Londres, Estocolmo e Barcelona, trará como benefícios, além de uma gestão mais limpa e eficiente, a redução da quantidade de rejeitos encaminhados para aterros e a redução de viagens de caminhões de lixo necessárias para atender o empreendimento, promovendo, assim, o descarte ambientalmente correto dos resíduos produzidos.

O sistema é totalmente automatizado e substitui as lixeiras tradicionais por pontos de coleta divididos em três frações: orgânico, comum e reciclável. Após o descarte, os rejeitos serão encaminhados por uma tubulação subterrânea, por onde viajarão a uma velocidade de 70 km/h, para uma central localizada no subsolo de um dos edifícios do empreendimento. Com o controle automatizado, o lixo será então separado e encaminhado para o container apropriado, onde o material será devidamente compactado e armazenado. Toda a operação é silenciosa, segura e sem odor.

Quando os contêineres estiverem cheios, as diferentes frações de resíduos compactados serão trazidas ao térreo por um sistema de elevador e levadas por um caminhão de lixo especialmente preparado para tal função, reduzindo as viagens desse tipo de veículo e, consequentemente, as emissões de CO2.

 

Enviar um comentário