Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Resíduos orgânicos, ar comprimido e água do mar. Conheça as futuras opções de combustível

Resíduos orgânicos, ar comprimido e água do mar. Conheça as futuras opções de combustível

Os investimentos em fontes alternativas para os combustíveis fósseis não param. Etanol e veículos elétricos lideram este segmento de mercado, mas as novidades vão muito além. Pesquisas recentes apontam o uso de materiais até então não utilizados, como ar comprimido e até mesmo água salgada como futuras fontes de energia. Além de serem renováveis, são menos poluentes, o que as tornam muito mais sustentáveis.

Um dos mais notáveis exemplos é o da cidade de Reading, Inglaterra, onde um dos ônibus da frota é movido a biometano, um gás obtido a partir da decomposição de lixo orgânico e fezes de animais por meio de um processo chamado digestão anaeróbica. Com este invento eles conseguiram resolver dois problemas de uma vez: dar um destino mais sustentável ao lixo orgânico e também oferecer um transporte mais comprometido com o meio ambiente à população.

O Salão de Genebra também teve importante papel ao apresentar modelos futuristas, tecnológicos e, principalmente, sustentáveis. Um deles era o QUANT e-Sportlimousine, que possui uma bateria química movida a água do mar. O líquido eletrólito gera uma corrente elétrica que é armazenada e utilizada para movimentar o veículo, que tem um design super esportivo e é perfeito para quem gosta de carros velozes.

Agora imaginem se um carro pudesse se locomover apenas com ar. Pois essa ideia já foi colocada em prática e patenteada nos EUA. Uma empresa francesa está desenvolvendo em solo americano um automóvel movido a ar comprimido, o mesmo que é usado para caibrar pneus. Apesar de pequeno, o AirPod, nome dado ao carro, tem capacidade para três pessoas e autonomia de 128 km com o tanque cheio.

Confira os detalhes de cada modelo na galeria.

 

Se você conhece mais algum projeto bacana, conte aqui nos comentários!

Posts relacionados:

Veículos movidos a energia solar são os mais sustentáveis. Conheça!

Enviar um comentário