Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Modernas e sustentáveis: impressoras 3D ajudam a reduzir desperdício na produção dos mais variados produtos

Modernas e sustentáveis: impressoras 3D ajudam a reduzir desperdício na produção dos mais variados produtos

O conceito é bastante simples: criar objetos tridimensionais por meio da adição de camadas de material. Apesar de parecer tão simples, as impressoras 3D passaram a ser financeiramente viáveis há pouco tempo, o que, na prática, significa que ainda há uma infinidade de usos e possibilidades que ainda podem ser exploradas.

Agora, imagine criar os mais diferentes produtos para sua casa, utilizando materiais recicláveis e, ainda por cima, de acordo com suas necessidades? E dá para fazer de tudo: brinquedos, copos, pratos, objetos decorativos, enfim, o céu é o limite! E o melhor: para cada cartucho de material, esse modelo de impressora usa 25% de garrafas PET recicladas.

Se você nunca imaginou poder imprimir suas roupas em casa, é melhor repensar. Na Semana de Moda de Paris, a estilista Iris Van Herpen desfilou uma coleção inteira feita numa impressora 3D. E para combinar com as roupas, também é possível baixar e imprimir os sapatos do designer Janne Kyttänen.

No área da saúde, as inovações também são fantásticas. No lugar de gessos para imobilizar membros no período de recuperação de uma fratura, Jake Evill sugere que sejam usadas próteses moldadas com base num scanner 3D, o que possibilita um ajuste perfeito do acessório ao corpo.

Uma das invenções mais bacanas, porém, é uma impressora de comida. Sim, isso mesmo! A partir de uma mistura de óleos, água e pó comestível, é possível imprimir os mais variados pratos.  Criada pelo pesquisador Anjan Contractor, o dispositivo pode ser uma mão na roda no combate à fome e ao desperdício, porque produz apenas o necessário para cada refeição.

Outro uso de impressora 3D que pode mudar o mundo é a impressão de casas. Uma construtora chinesa desenvolveu um equipamento grande o suficiente para construir uma casa, usando concreto reciclado na produção. Além de evitar desperdício de material, reutiliza o que já foi descartado.

Você conhece mais alguma ideia bacana de uso de impressoras 3D? Conte pra nós!

Posts relacionados:
Soluções inovadoras para construção civil permitem casas de baixo custo

Enviar um comentário