Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Máquinas modernas dispensam o uso de energia e combustíveis na cozinha

Máquinas modernas dispensam o uso de energia e combustíveis na cozinha

 

Economia de energia faz bem para o meio ambiente e para o bolso também. Pensando nisso, o número de tecnologias e aparelhos domésticos pensados para dispensar parcial ou completamente o uso de energia elétrica ou combustíveis para o seu funcionamento cresce a cada dia.

Um dos maiores gastos energético de uma residência, por exemplo, é com as geladeiras, que podem consumir até 43%, dependendo do modelo.  Conservar os alimentos na temperatura do solo pode ser uma solução.  Debaixo da terra a temperatura média anual é de 12 graus, ideal para que os alimentos não estraguem. Na Holanda, essas geladeiras naturais estão sendo testadas por um escritório de arquitetura com o nome Groundfridge, uma das desvantagens, porém, é a necessidade de um espaço grande para a sua implantação.

Adaptando o mesmo conceito para uma escala menor, uma start-up dinamarquesa  desenvolveu um ‘frigobar’ capaz de armazenar 24 latas de bebidas. A refrigeração do equipamento também é proveniente do solo.

Agora, se sua preocupação é com a preparação dos alimentos, imagine poder usar energia solar para cozinhar?  Uma star-up americana desenvolveu um método que pode ser utilizado em qualquer época do ano e consegue manter a comida aquecida por algumas horas.

Ainda na cozinha, um equipamento desenvolvido por israelenses é capaz de resolver dois problemas de uma única vez. Além de realizar a compostagem dos rejeitos produzidos na residência, resultando em fertilizante orgânico e também em gás de cozinha. Para cada quilo de lixo compostado, a máquina produz 200 L³ de gás, suficientes para manter o fogão acesso por uma hora.

Conheça os detalhes de cada equipamento na galeria de fotos, e não se esqueça de comentar qual invenção você mais gostou!

 

Post relacionado:
Confira objetos sustentáveis e criativos como alternativa a energia elétrica

Enviar um comentário