Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Estradas eletrificadas recarregam baterias de veículos elétricos

Estradas eletrificadas recarregam baterias de veículos elétricos

O crescimento de vendas dos carros elétricos no mundo, especialmente na Europa, é um motivo de comemoração para todo mundo. Afinal, esses automóveis não despejam dióxido de carbono na atmosfera, o que significa menos gases de efeito estufa e problemas respiratórios. No entanto, este aumento evidencia a necessidade de algumas mudanças de infraestrutura e a falta de pontos de recarga elétricos é um dos fatores que desmotivam os novos compradores.

Pensando em facilitar a vida de quem possui um veículo elétrico, países como Inglaterra e Suécia apresentaram soluções bastante criativas a estes desafios. Na Inglaterra, por exemplo, a English Higways (empresa pública responsável pela construção e monitoramento das vias) se comprometeu a implementar um sistema de carregamento de baterias sem fio nas pistas. Seu funcionamento é baseado em um campo eletromagnético gerado por fios subterrâneos que se conecta aos carros via um sistema wireless. Dentro dos veículos, esta carga eletromagnética é capturada por uma bobina capaz de transformá-la em energia elétrica.

Outra opção interessante é a da Suécia, que irá eletrificar um trecho da rodovia E-16 ao norte de Estocolmo para o uso de veículos híbridos. Inicialmente apenas caminhões conseguirão se conectar ao sistema de cabos, muito parecido com os trólebus ou antigos bondes. A fase de testes do projeto, que conta com a parceria da Scania para a implementação do sistema e também produção dos veículos, será realizada num trajeto de dois quilômetros e pode ser estendida futuramente.

Posts relacionados:

Pavimentos high-tech iluminam vias e transformam a paisagem
Resíduos orgânicos, ar comprimido e água do mar. Conheça as futuras opções de combustível 

Enviar um comentário