Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Espaços verdes criativos e inusitados deixam cidades mais sustentáveis e melhoram qualidade do ar

Espaços verdes criativos e inusitados deixam cidades mais sustentáveis e melhoram qualidade do ar

A presença de árvores em grandes centros urbanos é capaz de amenizar a temperatura e aumentar a qualidade do ar, além de melhorar o humor dos moradores. Por isso mesmo, a demanda por espaços verdes e públicos nas grandes cidades é cada vez maior.

Para inserir este oásis em meio ao concreto e ao cinza das metrópoles é preciso criatividade. Na França, por exemplo, um projeto do escritório Manal Rachdi Oxo Architects vai transformar um antigo estacionamento em uma floresta urbana que contará, ainda, com diversos recursos sustentáveis, como captação de água das chuvas, energia solar e eólica para manter seu funcionamento.

Já em Roterdã, Holanda, o coletivo Mothership teve uma ideia ainda mais inovadora para deixar a cidade mais verde: plantar árvores em boias e deixá-las circulando entre os canais da cidade. O método surgiu a partir de uma obra do artista plástico Jorge Bakker e já virou atração local.

Outra atração sobre águas é a carcaça do SS Ayrfield, na baía de Sydney, também conhecido como ‘floresta flutuante’.  A antiga embarcação, abandonada nos anos 1950, ficou por anos num ‘cemitério de navios’ na região, até que a natureza resolvesse retomar seu lugar e cobrisse todos os cantos possíveis com uma vegetação densa e frondosa que encanta todos os que passam por lá – tanto pela beleza quanto pela demonstração de força da natureza.

Você conhece algum parque ou espaço verde criativo? Conte pra nós nos comentários!

 

Post relacionado
Parques móveis se tornam opções para deixar a cidade mais verde e viva

Enviar um comentário