Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Criatividade transforma espaços pequenos em hortas cheias de sabor

Criatividade transforma espaços pequenos em hortas cheias de sabor

Ter uma horta doméstica pode parecer privilégio de quem vive em casa com um quintal grande, mas com um pouco de criatividade, mesmo para quem mora em apartamento e não tem muito espaço sobrando pode se dar ao “luxo” de ter uma horta com alimentos fresquinhos.

Para começar é preciso escolher um local bem arejado e com bastante luz. Cozinhas e lavanderias costumam ser ideais em apartamentos, e se for uma casa pequena, uma varanda é suficiente. Decidido o local, é importante escolher onde cultivar seus temperos. A criatividade nesta hora ajuda a dar um charme especial: vasos, latas e até mesmo xícaras, podem ser os recipientes escolhidos, desde que haja o cuidado de furar o material antes para que a água acumulada não apodreça as raízes. Lembrando sempre de remover a água dos pratinhos para que não se transformem em criadouros do mosquito da dengue.

Escolhidos os recipientes, é hora de montar os vasos. 1/3 da capacidade deve ser preenchida de argila expandida e coberta por uma manta de bidim. Estes materiais ajudam a drenagem da água proveniente de regas, mas garantem que os nutrientes fiquem na terra.  Depois, acrescente uma camada de substrato, aquela terra bem escura, já adubada, acomode a muda e preencha os espaços com mais substrato.

Depois de finalizado o plantio, é preciso começar os cuidados diários. Cada planta exige uma quantidade de água, em geral a cada um ou dois dias, adubação e cuidados com pragas. Para uso doméstico, existem adubos líquidos, prontos para uso, que evitam, por exemplo, um erro de cálculo que pode até matar seus temperos. Já para o controle de pragas uma solução feita com água e óleo de neem pode ser o suficiente para manter suas plantinhas sempre saudáveis.

Confira em nossa galeria algumas ideias super criativas de hortas dentro de casa.

 

Post relacionado:
Tecnologia e criatividade se unem para facilitar o cultivo de hortas urbanas

 

Enviar um comentário