Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

COP21 e o compromisso com a diminuição do aquecimento global

COP21 e o compromisso com a diminuição do aquecimento global

Nunca antes se falou tanto sobre sustentabilidade como nos últimos anos. As questões climáticas, a falta de recursos hídricos, a poluição e também o uso de fontes não renováveis de energia têm sido questionadas por governos, setores privados e, principalmente, pela sociedade.  E 2015, sem dúvida, foi um período de muita reflexão neste quesito.

O lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foi o primeiro grande marco do ano, seguido da realização da Conferência das Partes, COP21, realizada em Paris, entre os dias 30 de novembro a 11 de dezembro, e representou  um esforço internacional  a fim de encontrar soluções para frear o aquecimento global.

Representantes de 195 países se uniram e debateram problemáticas relacionadas ao aquecimento global e seu impacto no meio ambiente e também na economia. Além de debater seus efeitos, também buscaram soluções para tais problemas e reuniram as sugestões em um documento, aceito por todos os participantes. Os principais pontos do documento, que serão um compromisso dos países participantes a partir de agora, são:

– Traçar planos para garantir um aumento da temperatura média global inferior a 2°C em relação aos níveis pré-industriais;

– Acompanhamento e revisão a cada cinco anos de como os países estão aplicando seus planos climáticos, sendo o primeiro deles em 2023;

– Criação de um mecanismo de perdas e danos para lidar com prejuízos financeiros de países vulneráveis;

– Revisão dos planos climáticos nacionais pelos países participantes até 2018;

– Financiamento de US$ 100 bilhões ao ano por parte dos países ricos.

Para conferir o documento na íntegra, em inglês, clique aqui.

Posts relacionados

Selos LEED comprovam preocupação de empreendimentos com a sustentabilidade

Parque da Cidade recebe certificação LEED ND de sustentabilidade

Enviar um comentário