Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Conheça as ciclovias mais sustentáveis do mundo

Conheça as ciclovias mais sustentáveis do mundo

Otimizar espaços é a palavra de ordem e um dos maiores desafios dos urbanistas hoje em dia. Com espaços cada vez mais restritos nas cidades, ambientes multimodais vêm se tornando comuns. As faixas exclusivas de bicicletas já fazem parte do cotidiano das metrópoles e contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida e saúde de seus moradores. Talvez por isso mesmo que uma novidade está chamando tanta atenção: ciclovias que geram energia.

Na Coreia do Sul, por exemplo, uma ciclovia gigantesca que liga as cidades de Daejon e Sejong é coberta com painéis solares que protegem os ciclistas dos raios do sol e ainda geram energia suficiente para iluminar a estrada. A estrutura, que impressiona não só pela criatividade, mas também pela segurança para quem pedala, foi construída no antigo canteiro central da rodovia.

Já na Holanda, um pavimento especial desenvolvido com um revestimento de vidro fotovoltaico foi utilizado na ciclovia no centro de Krommenie, uma cidade a 25 km de distância de Amsterdã.  Cerca de 70 metros do pavimento é suficiente para gerar energia para abastecer três famílias. Imagine se ele for aplicado em todas as ciclovias do país?

Se você souber de mais algum projeto bacana, compartilhe conosco!

 

Post relacionado:
Pavimentos high-tech iluminam vias e transformam a paisagem

Enviar um comentário