Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Conceito de sustentabilidade começa no canteiro de obras

Conceito de sustentabilidade começa no canteiro de obras

 

Redução do impacto no trânsito, preservação do meio ambiente e a preocupação com a população são fatores que merecem destaque em alguns setores, como o da construção civil. Pensando nisso, o Parque da Cidade aplica soluções sustentáveis desde seu canteiro de obra até o seu projeto final.

Para que todos os caminhões saiam limpos do canteiro e evite que a sujeira se espalhe nas ruas próximas à obra, é utilizado o lava rodas automatizado. O sistema dispensa intervenção humana e tem como principal vantagem a rapidez na lavagem dos veículos, levando apenas 30 segundos para realizar a limpeza.

Outra solução aplicada no canteiro de obras do Parque da Cidade é a usina de concreto, que fica no próprio terreno do empreendimento e vai produzir 500 m³ de concreto por dia. Essa medida diminuirá significativamente a circulação de caminhões na cidade e, com isso, também será reduzida as emissões de carbono.

Metodologias construtivas também reduzem a circulação de caminhões ao redor da obra e, como consequência, minimizam os impactos no trânsito e no meio ambiente. Com os sistemas construtivos industrializados, muitos itens são produzidos fora do canteiro, como banheiro pronto e fechada pré-moldada.

Além disso, existe a preocupação para o uso racional dos recursos hídricos. Os banheiros do canteiro contam com mictórios que não necessitam de água, bacias com esgoto a vácuo, reguladores de vazão e torneiras automáticas de baixo consumo. Já pensando na economia de energia elétrica, o canteiro possui vidros de alta eficiência energética, que ajudam a reduzir a necessidade de iluminação artificial e diminuem a carga térmica do ambiente. Outro ponto que merece destaque é o painel informativo que oferece dados importantes como o consumo de energia, água e gás e produção de lixo.

Essas são só algumas das medidas adotadas no canteiro de obras do Parque da Cidade e mostram que o aumento das responsabilidades socioambientais e a conscientização estão presentes em todas as fases da obra.

Clique aqui e saiba por que a sustentabilidade do Parque da Cidade não fica só no discurso.

 

lavarodas

Comentários

  1. cristina wehba

    Bom dia,
    sou arquiteta e gostaria de conhecer o canteiro de obras do Parque da Cidade, para um trabalho acadêmico.
    Com quem posso falar? é possível uma visita?
    Obrigada,
    cristina

    • Parque da Cidade

      Olá, Cristina!
      Você pode agendar sua visita com o Alex Silva pelo e-mail: alexrsilva@odebrecht.comm

      Agradecemos o interesse.

      Atenciosamente,
      Equipe Parque da Cidade.

Enviar um comentário